Este site foi desenvolvido de forma experimental pelo CRIA em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental e com financiamento do CNPq através do projeto "Informação digital de herbários para a restauração florestal na Amazônia Oriental". A proposta do site é auxiliar a tomada de decisão por agentes envolvidos em ações de restauração florestal, indicando quais espécies podem ser utilizadas em determinado local com base em mapas de ocorrência para cada espécie. O site também inclui diversas informações úteis sobre as espécies envolvidas, visando a produção de mudas e sua utilização em restauração.

Partimos de uma lista de ~90 espécies arbóreas de uso madeireiro com ocorrência reportada para o estado do Pará - mais especificamente na região de Caxiuanã. Para cada espécie foi gerado um mapa de distribuição potencial através do BioGeo - Sistema de Biogeografia da Flora e Fungos do Brasil - utilizando técnicas de modelagem de nicho ecológico, e tendo como base pontos de ocorrência de registros de herbários disponíveis na rede speciesLink. A partir de cada modelo é produzida uma aproximação do mapa de ocorrência real da espécie, conforme ilustrado nas imagens à seguir.

Modelo de distribuição potencial
Estimativa da ocorrência real

Em seguida, os mapas de ocorrência de cada espécie alimentam um banco de dados geográfico, possibilitando a realização de buscas que retornam a lista de espécies indicadas para uso em restauração em determinado ponto ou região, seja qual for a escala.

Observe que tanto o modelo de nicho ecológico quanto o mapa de ocorrência real da espécie são estimativas, e portanto estão sujeitas a imperfeições. A ideia é que ambos possam melhorar com o tempo, tanto em função da maior disponibilidade de dados para as espécies quanto em função de ajustes nos procedimentos utilizados.

Dúvidas, comentários ou mais informações, favor escrever para contato@cria.org.br